No Brasil
Criado no Brasil em 22 de janeiro de 1942, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) é um dos cinco maiores complexos de educação profissional do mundo e o maior da América Latina. É uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, vinculada ao sistema sindical que atua na construção do futuro da indústria e da aprendizagem.
Oferta cursos em 28 áreas da indústria brasileira, desde a iniciação profissional até a graduação e pós-graduação tecnológica. Integrante do Sistema Indústria – ao lado da CNI/FIETO, do SESI e do IEL – o SENAI é reconhecido como modelo de educação profissional e pela qualidade dos serviços tecnológicos que promovem a inovação na indústria brasileira.
O SENAI capacita e forma profissionais em cursos presenciais, semipresenciais e à distância que estão à disposição do estudante e das indústrias. Também mantém uma rede certificada de 208 laboratórios que prestam serviços técnicos e tecnológicos às empresas em todo o país. Saiba como o SENAI, o SESI e a CNI trabalham para a indústria brasileira, clicando aqui.
SENAI Tocantins
Desde a sua fundação, em 1992, o SENAI Tocantins acompanha o crescimento industrial do Estado, formando profissionais qualificados para atender as necessidades do mercado de trabalho.
Áreas :
Integra a rede formada pela instituição em todo o País, disponibilizando aos empresários uma estrutura nacional que inclui: unidades operacionais, centros de tecnologia, laboratórios e programas oferecidos em diversas áreas de atuação. Além disso, também oferece uma estrutura de atendimento por meio das Escolas Móveis e outros atendimentos remotos que permitem chegar aos mais distantes pontos do estado.
Desta maneira, a instituição leva ações de educação profissional e de consultoria, tecnologia e inovação para indústrias de diferentes municípios tocantinenses, promovendo a qualificação profissional, empregabilidade e a geração de renda nas mais distantes localidades.
As atividades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e do Serviço Social da Indústria (SESI) são financiadas por recursos advindos da contribuição compulsória incidente sobre a folha das empresas contribuintes, sendo 1,5% recolhido para o SESI e 1% ao SENAI sobre o montante da folha de pagamento. Saiba mais sobre as formas de arrecadação e tire as dúvidas sobre como o SENAI é mantido, clicando aqui.