Aguarde, carregando...
Alternate Text Fale com o SENAI.

SENAI

Educação, Inovação e Tecnologia

Palmas, 12 de maio de 2021 06:06

 

Aprendizagem Industrial

A participação em cursos de Aprendizagem Industrial do SENAI é o primeiro passo para jovens e adolescentes, a partir de 14 anos, terem acesso ao primeiro emprego. Quem participa de cursos de aprendizagem não só tem aulas teóricas e práticas nas unidades do SENAI. Os alunos vivenciam o mundo real de trabalho em uma das milhares de empresas parceiras do SENAI em todo o Brasil. É a oportunidade de começar a trajetória para construção da carreira.

Os cursos são gratuitos e são oferecidos em diversos segmentos industriais. A seleção para estes cursos - ofertados pelo SENAI Tocantins - é realizada pelas indústrias contratantes de Jovens Aprendizes, isto é, as empresas que fazem a matrícula do jovem no SENAI. Os estudantes assinam um contrato especial de até dois anos com carteira assinada. Você pode entrar em contato com uma Unidade do SENAI Tocantins para saber quais indústrias estão selecionando aprendizes na sua cidade ou região.

Para empresas

A contratação de aprendizes é obrigatória para empresas de qualquer natureza e opcional para micro e pequenas empresas ou aquelas enquadradas no SIMPLES. Além de cumprir a lei, a empresa que contrata aprendizes tem a vantagem de, após a conclusão dos cursos, poder contratar profissionais que atendem às especificidades da organização.

Indústrias com mais de 20 aprendizes podem solicitar ao SENAI que oferte cursos desenvolvidos sob medida, atendendo às necessidades da organização. A Aprendizagem Industrial é regida por normas como o art. 429 da Consolidação das Leis Trabalho (CLT), a Lei nº 10.097/2000 e o Decreto 5.598/2005.

Empregabilidade

Durante os cursos, o aprendiz será acompanhado por um instrutor que assumirá a função de mentor, contextualizando para o mundo do trabalho o que o aluno aprende no curso. Para a experiência profissional, os estudantes assinam um contrato especial de até dois anos com carteira assinada.

Dados de 2020 revelam que 6 a cada 10 egressos (ex-alunos) dos cursos de Aprendizagem estavam empregados um ano após a conclusão do curso no SENAI. Essa é a taxa de inserção dos egressos da aprendizagem no mercado de trabalho. A taxa de incremento de renda dos egressos de aprendizagem foi de 80,7%. 

Entre em contato com a Coordenação Pedagógica do SENAI mais perto de você para saber como sua empresa pode contratar um Jovem Aprendiz.

 

 

Solicite uma proposta

* Os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao registrar este INTERESSE, autorizo o SENAI Tocantins a enviar notificações por e-mail ou outros meios e concordo com sua Política de Privacidade.