Portal SENAI

SENAI

Educação, Inovação e Tecnologia

Palmas, 25 de setembro de 2018 04:59

 

Notícia

SENAI forma turma de alunos com deficiência em parceria com Instituto Reviver

28/02/2018 - 11h01
 
 
Ampliar imagem Alunos do Instituto Reviver no encer...

Curso de Fabricação de Bonecas pode gerar renda aos participantes.

Uma nova oportunidade de geração de renda foi criada para alunos do curso de Fabricação de Bonecas em Tecido que concluíram as atividades na noite desta terça-feira, 27/02, na unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) em Taquaralto.  O curso foi oferecido em parceria com o Instituto Reviver voltado a alunos com necessidades especiais e seus familiares. Foram 60 horas de atividades a um total de 12 alunos integrantes da 4ª turma oferecida por meio desta parceria.

Para consolidar o aprendizado, os alunos produziram duas mascotes do Instituto Reviver, a Vitória, uma boneca com deficiência visual e o Astuto que possui uma deficiência física (apenas uma perna). Se ver representado pelos bonecos incentivou ainda mais o processo criativo dos alunos e a dedicação no curso. O Instituto realizará evento dia 10/03, com competições de paratletismo, tênis de mesa adaptado entre outras provas, em que as mascotes serão apresentadas e distribuídas para as equipes que participarem da competição.

A presidente do Instituto Reviver, Soraia Tomaz, enfatizou a importância do curso para a renda e interação dos alunos. “Eu percebo como tem sido importante para os alunos o aprendizado em cursos como este. Eles possuem uma renda muito baixa, o curso serve como uma renda a mais, pois as bonecas produzidas irão virar mascotes do Instituto e já estamos recebendo encomendas. Além de fonte de renda, a socialização entre os alunos durante o curso é muito bonita e eles ficam ansiosos para mais aulas”, disse Soraia que agradeceu o trabalho da equipe do SENAI e a parceria.

Os familiares dos alunos com deficiência que participam do Instituto, também foram incluídos no curso, como o Daniel Pereira, 17 anos, irmão do Lucas Pereira que possui deficiência e se surpreendeu com as aulas. ”Já participei de outros cursos oferecidos pelo SENAI e pelo Instituto, mas confesso que com esse eu me surpreendi. Eu acho muito importante essa oportunidade para as pessoas com deficiência e para a gente que é familiar participar também. No curso eu aprendi muitas técnicas, gostei de poder fazer parte da produção das mascotes do Instituto. A professora foi muito paciente e o que eu mais gostei foi a parte de produzir os acessórios das mascotes: muleta e cadeira de rodas”, comentou Daniel.

A parceria é um atendimento do Programa SENAI de Ações Inclusivas (PSAI) que tem o objetivo de proporcionar a inclusão de pessoas com deficiência na educação profissional, tecnológica e no mercado de trabalho, gerando melhoria na qualidade de vida, formação da cidadania e quebra de preconceitos. O programa entende que educação profissional é mais do que um direito para as pessoas com deficiência e objetiva, com suas ações, ampliar a percepção de diversidade, destacando a singularidade de cada sujeito

 

Por Andréia Fernandes

Serviço: Assessoria de Imprensa SENAI (63) 3229-5775

 

 


 
 
 
104 Sul, Rua SE 03 Lote 34 A, Ed. Armando Monteiro Neto - Plano Diretor Sul, Palmas - TO CEP: 77.020-016 Tel.: +55 63 3229-5700