Iniciativa visa fortalecer a formação técnica voltada à empregabilidade e ao desenvolvimento regional.
Uma aula inaugural, realizada na Câmara Municipal, marcou o início da formação de 40 alunos no Curso Técnico em Eletrotécnica, na modalidade semipresencial, em Colinas do Tocantins. A oferta do curso é fruto de parceria com a Energisa Tocantins que contratou o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Tocantins para preparar a mão de obra em uma das áreas mais estratégicas e promissoras do setor industrial no estado.
A iniciativa visa fortalecer a formação técnica voltada à empregabilidade e ao desenvolvimento regional com foco nas demandas do setor de energia elétrica. O curso combina teoria e prática, preparando profissionais para atuar com competência em instalações, sistemas elétricos e manutenção industrial.
A gestora de Recursos Humanos da Energisa, Rhayane Florentino, destacou o compromisso da empresa com o desenvolvimento humano e profissional dos tocantinenses. “Para nós é uma alegria estarmos aqui nessa aula inaugural. Essa parceria reafirma o nosso compromisso com os colaboradores e seus dependentes, mostrando o quanto precisamos investir nas pessoas e promover o desenvolvimento profissional”, afirmou.
O aluno Carlos da Conceição comemorou esta nova oportunidade em Colinas. “É uma honra participar desse curso. Tenho certeza de que vai trazer muitos benefícios para a população. Essa oportunidade do SENAI, de forma gratuita, é única. Já fiz outro curso na instituição e sei da qualidade. Agora, quero me qualificar ainda mais para dar o meu melhor no trabalho”, disse.
O gerente do Posto Avançado do SENAI em Colinas e da unidade de Araguaína, Evandro Lima, destacou o simbolismo da data. “Hoje é o início de uma nova jornada para cada um de vocês. Sejam bem-vindos a essa caminhada que, com dedicação, vai transformar suas vidas profissionais”, afirmou.
O prefeito de Colinas, Josemar Casarin, também participou do evento e incentivou os alunos a perseverarem até o fim do curso. “Insistam, sejam persistentes. Essa área exige profissionais qualificados e vocês estão no caminho certo. Em dois anos, sairão prontos para um mercado que precisa de mão de obra técnica. Aproveitem essa oportunidade e seguem firmes até o fim”, declarou.
Com o objetivo de qualificar 65 mil novos profissionais até 2027 em ocupações industriais, segundo o Mapa do Trabalho Industrial. Para atender a esta demanda, o SENAI Tocantins abriu matrículas para 1.510 vagas distribuídas entre formações gratuitas e pagas em diversas áreas da indústria. Do total, 1.025 são bolsas integrais, ofertadas dentro da política de gratuidade regimental do SENAI, que garante acesso gratuito à educação profissional para quem atende aos critérios do programa.
As oportunidades abrangem cursos nas modalidades presencial e semipresencial (EaD) em unidades localizadas em Palmas, Taquaralto, Paraíso do Tocantins, Gurupi, Araguaína, Colinas e Xambioá.
Entre as formações disponíveis estão Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, Eletrotécnica, Segurança do Trabalho, Eletromecânica, Química, Logística, Mecatrônica, Automação Industrial, Refrigeração e Climatização, Redes de Computadores, Meio Ambiente, Planejamento e Controle da Produção, Manutenção Automotiva, Telecomunicações e Informática.
As matrículas podem ser feitas até 20 de novembro de 2025, de forma online pela plataforma futuro.digital ou pelo WhatsApp (63) 3229-5770. O início das aulas está previsto para 26 de janeiro de 2026.
Assessoria de Imprensa SENAI (63) 99969-4757