SENAI

Educação, Inovação e Tecnologia

Palmas, 18 de outubro de 2017 20:54

 

Notícia

Artigo presidente Roberto Pires: Capital privado, benefício público

07/08/2017 - 10h27
 
 

Criado para atender as demandas do empresário do setor privado, seu contribuinte e mantenedor, o Sistema S tem realizado importantes ações nos estados por meio do Serviço Social da Indústria, o SESI, e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, SENAI. No Tocantins não é diferente. Neste ano em que comemoramos os 25 anos do Sistema FIETO, temos a certeza de ter contribuído, e muito, com o desenvolvimento do estado ao capacitar mais de 250 mil profissionais para a indústria com o SENAI e realizar mais de 2,2 milhões de atendimentos com projetos sociais desenvolvidos pelo SESI. 

Em um momento em que tanto a iniciativa privada como o sistema público sofrem com as incertezas geradas pela crise econômica e política, é essencial manter funcionando o que já dá certo. Estamos falando de um modelo de gestão que mesmo com todo um contexto pessimista consegue não só resistir, mas se antever e estar preparado para a retomada do crescimento que tanto defendemos.

Falamos ainda de um modelo com recursos auditados de forma externa e independente, que passa pela avaliação de Conselhos e Assembleias e a fiscalização de órgãos como o Tribunal de Contas e a Controladoria Geral, ambos da União. Além disso, os sites de nossas instituições dispõem das informações regulamentadas pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (transparência). Esclarecimentos como estes são alvo de uma campanha permanente que vêm sendo desenvolvida pelo Sistema Indústria, encabeçada pela Confederação Nacional da Indústria, que pode ser conhecida pelo site sempresesisenai.com.br  

Voltando ao Tocantins, temos grandes motivos para não ficarmos parados. A estrutura logística que vem sendo construída no estado com a ferrovia e outros investimentos que a Federação defende fortemente junto ao Governo Federal, como a hidrovia e a Transbananal, trará uma condição extremamente favorável ao investidor, além de exigir um quadro de profissionais capacitados que, com nosso trabalho, poderá ser preenchido pela população local.

Quando tudo isso se consolidar, precisamos estar prontos. E temos trabalhado para isso. Em pouco mais de 1 ano o Sistema FIETO inaugurou 2 novas escolas do SENAI em Palmas, o Centro de Educação e Tecnologia e um Centro de Formação Profissional (CFP) em Taquaralto. Também foi construído um CFP em Paraíso do Tocantins neste período para atender a população do Vale do Araguaia.

Onde já estávamos presentes com estrutura física investimos ainda mais em reformas de unidades em Araguaína e Gurupi como o Centro de Atividades do Trabalhador do SESI e o Centro de Educação e Tecnologia do SENAI nos dois municípios, assim como em atualização de laboratórios e capacitação dos profissionais envolvidos. Estes investimentos dobraram a capacidade de atendimento do SENAI que passou de 4 mil para 8 mil alunos por dia, de norte a sul do estado, e ampliaram a capacidade do SESI de 1630 para 3700 pessoas/dia que podem ter acesso aos serviços voltados à promoção da qualidade de vida, saúde e segurança no trabalho.

E mesmo onde não há essa estrutura, levamos o atendimento remoto a qualquer região deste estado com as unidades móveis e postos avançados do SESI e do SENAI que já chegaram a representar, em determinados períodos, 60% do total de nossos atendimentos. Atendimentos estes que são oferecidos com índices de gratuidade sempre acima do exigido pela legislação.

Temos plena consciência de que todo nosso trabalho e resultados só são possíveis por estarmos amparados por um modelo forte, que funciona, forma líderes, mão de obra, garante a segurança do trabalhador e, acima de tudo, é transparente. Somos um time que está ganhando, que tem visão e estratégia para atuar à frente das condições claramente aparentes. Trabalhar com compromisso e foco no desenvolvimento do Tocantins nos garante a satisfação não só de cumprir, no dia a dia, nossa missão como também a certeza de que estamos deixando um legado para este estado.  

 

Roberto Pires

Presidente do Sistema FIETO (FIETO, SESI, SENAI e IEL)

 

 

 


 
 
 
104 Sul, Rua SE 03 Lote 34 A, Ed. Armando Monteiro Neto - Plano Diretor Sul, Palmas - TO CEP: 77.020-016 Tel.: +55 63 3229-5700