SENAI

Educação, Inovação e Tecnologia

Palmas, 25 de junho de 2018 10:29

 

Notícia

Começa a seletiva para a olimpíada internacional de profissões WorldSkills em Palmas

11/06/2018 - 11h44
 
 
Foto: Adilvan Nogueira
Ampliar imagem Competidores foram apresentados e re...

Competição segue até o dia 15/06 com visitação aberta e gratuitas no CETEC/SENAI Palmas em horário comercial. Quatro palestras abertas à comunidade também acontecem esta semana com certificado de participação.

Dez estados iniciaram participação na seletiva nacional da olimpíada de profissões, WorldSkills, aberta oficialmente nesta segunda-feira, 11/06, no Centro de Educação e Tecnologia (CETEC) do SENAI em Palmas que sedia a competição na ocupação Soluções de Software para Negócios. Os competidores disputam uma vaga para representar o Brasil na WorldSkills 2019 que vai acontecer na Rússia reunindo diversos países em diferentes ocupações da educação profissional. As seletivas nacionais são distribuídas por ocupações em diferentes cidades do País. A programação paralela de palestras está disponível no site do SENAI (clique aqui) com participação gratuita e emissão de certificado de participação. Nos dias 12, 13 e 14/06 serão trabalhados temas relacionados à tecnologia, economia e energia fotovoltaica.

Uma apresentação do grupo Tambores do Tocantins mostrou um pouco das manifestações culturais do estado aos competidores, avaliadores, alunos e gestores do SENAI e autoridades presentes na abertura do evento realizada na manhã desta segunda, 11/06. Durante a competição em Palmas, que acontece até o dia 15/06, os alunos do SENAI representam seus estados (AL, DF, ES, MA, MG, PR, RJ, RO, SC e SE) na busca pela vaga.

Para isso, eles executam uma prova com tarefas relacionadas à ocupação em disputa, neste caso o desenvolvimento de um software, observados por avaliadores da área dos estados representados. Ao final, é feita a avaliação do produto entregue e o competidor com a maior pontuação, conferida por meio da análise dos aspectos técnicos e de qualidade do projeto, segue na competição com treinamentos para a fase internacional. O SENAI Tocantins não possui competidor nesta ocupação disputada em Palmas.

O representante do SENAI Nacional e coordenador da competição, Elisié Lima, agradeceu o apoio e estrutura proporcionados pela equipe do Tocantins para a realização da competição e falou sobre a expectativa para a seletiva no estado. “Temos uma semana de muito trabalho e eu espero que ao final tenhamos tido a oportunidade de selecionar o melhor competidor”, observou o coordenador.

A expectativa pelos melhores resultados foi ratificada pela secretária de Estado da pasta de educação no Tocantins, Adriana Aguiar, que abordou com os competidores a importância do caminho já percorrido por eles em uma competição que exige trabalhar habilidades, mostrar conhecimentos, ter persistência e, ainda, controle emocional. “Quando você presencia alguém fazendo o que gosta é notório a satisfação, a alegria e perfeição do que se faz. Temos certeza que daqui sairão representantes à altura do que a nossa educação profissional precisa”, disse Adriana.

A diretora do SENAI Tocantins, Márcia Rodrigues, destacou o diferencial de cada competidor formado pela instituição que chegou até esta etapa após já terem superado as etapas escolares e estaduais como vencedores. “Esses jovens que participam aqui e em outros estados já têm um diferencial que é o aprendizado para a vida, além de também serem diferenciados no mercado de trabalho por esta oportunidade de testarem cada vez mais seus conhecimentos, O Tocantins os recebe com muito orgulho”, falou aos competidores.

Disputam a vaga no Tocantins os competidores do SENAI Davi Gonçalves (AL), Fellipe de Mendonça (DF), Edson Vieira Ribeiro (ES), Alberth da Silva Lima (MA), Luiz Emanoel Moreira (MG), Gabriel Mello de Oliveira (PR), Wendel Correia Junior (RJ), Teyllor Kennedy da Silva (RO), Gabriel Panca Ribeiro (SC) e João Gabriel Rezende (SE). Após a abertura, os competidores já iniciaram as atividades da prova na sala de competições observados pelos avaliadores.

Mais fotos da competição serão atualizadas no decorrer da semana no Flickr do Sistema FIETO

 

Por Andréia Fernandes e Priscila Cavalcante

Serviço: Assessoria de Imprensa SENAI (63) 3229-5775

 

 


 
 
 
104 Sul, Rua SE 03 Lote 34 A, Ed. Armando Monteiro Neto - Plano Diretor Sul, Palmas - TO CEP: 77.020-016 Tel.: +55 63 3229-5700