O Programa Brasil Mais é uma iniciativa do Governo Federal que visa aumentar a produtividade e competitividade das empresas brasileiras, com a promoção de melhorias rápidas, de baixo custo e alto impacto. O Brasil Mais oferece às micro, pequenas e médias empresas soluções para melhorar a gestão, inovar processos e reduzir desperdícios.
O programa é coordenado pelo Ministério da Economia, com gestão operacional da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e execução pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Visando a transformação digital, o Brasil Mais incorporou os resultados positivos do programa Brasil Mais Produtivo e expandiu o seu alcance e abrangência, por meio da experiência, estrutura e capilaridade dos parceiros do Sistema S, Senai e Sebrae. A meta é realizar até 120 mil atendimentos assistidos até dezembro de 2022. Essa expansão é parte de uma política mais ampla para promover a modernização do setor produtivo.
O Brasil Mais tem dois eixos de atuação: um voltado para Melhores Práticas Produtivas e outro para Melhores Práticas Gerenciais.
As empresas que solicitarem atendimento ao eixo Melhores Práticas Produtivas serão atendidas pelo SENAI. O eixo Melhores práticas produtivas promove a redução de desperdícios como superprodução, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, movimento e defeitos.
O participante pode solicitar um atendimento assistido e presencial. Na primeira fase do atendimento, a empresa terá acesso ao Mentoria Lean, metodologia de baixo custo e de rápida implementação, desenvolvida pelo SENAI em 2 fases:
Fase 1: Mentoria lean (otimização de processos produtivos)
Fase 2: Mentoria digital (digitalização de informações para gestão)
A mentoria Lean será desenvolvida por consultores da área de Serviços de Tecnologia e Inovação (STI) do SENAI. O objetivo da mentoria Lean é capacitar, orientar e acompanhar colaboradores das empresas na Filosofia Lean Manufacturing com foco em implementação de ações de melhoria dos processos das empresas.
Como funciona a Mentoria Lean?
A Mentoria Lean visa o aumento de produtividade. As empresas primeiro recebem os conceitos básicos da metodologia Lean por ensino a distância, envolvendo até três colaboradores por empresa, potencializada por gameficação dos conteúdos. Em seguida, acontece a realização das mentorias teóricas e práticas, semipresenciais ou presenciais, com as equipes de colaboradores das empresas, para identificar e replicar os conceitos aprendidos em sala de aula na realidade das suas indústrias. Por fim é realizada a implementação, nas empresas, das ferramentas de melhoria dos processos produtivos aprendidas sob orientação presencial de consultor especializado na empresa. Ao todo, são 64 horas de aprendizagem e implementação.
Quem pode participar?
Empresas industriais que tenham: CNAE Industrial, primário ou secundário; e que possuam de 11 a 499 funcionários.
Como participar?
Para participar do programa, a empresa deve selecionar o eixo Boas Práticas Produtivas e fazer o cadastro no site: https://brasilmais.economia.gov.br/jornada . Para isso, pode contar com o apoio do SENAI Tocantins para receberem uma apresentação do programa, se inscreverem ou para confirmarem sua inscrição.
Saiba mais e inscreva-se em: https://brasilmais.economia.gov.br/
Depoimentos - indústrias atendidas SENAI:
Brasil Mais Produtivo na indústria MEL
Brasil Mais Produtivo na indústria PORQUITOS
Brasil Mais Produtivo na indústria BOLOS DO CERRADO
SENAI Tocantins - Serviços de Tecnologia e Inovação: mirianholanda@sistemafieto.com.br