Aguarde, carregando...

SENAI

Educação, Inovação e Tecnologia

Palmas, 18 de abril de 2019 20:09

 

Notícia

Mais de 500 novos alunos iniciam cursos no SENAI Tocantins em 2019

05/02/2019 - 13h58
 
 
Foto: Adilvan Nogueira

Novidade desse ano é o apadrinhamento de empresas com o objetivo de aproximar o jovem da indústria e do mercado de trabalho

Foi realizada simultaneamente na noite dessa segunda-feira em Palmas, Araguaína, Gurupi e Taquaralto a aula inaugural dos cursos técnicos e aprendizagem do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI Tocantins. Ao todo, são 504 novos alunos distribuídos em 14 turmas em 7 áreas (Técnico em Edificações, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Administração, Técnico em Automotiva, Técnico em Automação Industrial, Técnico em Logística, Técnico em Redes de Computadores). Os cursos têm duração de aproximadamente um ano e meio.

De acordo com a diretora regional do SENAI, Márcia Rodrigues, o foco é a indústria 4.0 e a grande demanda existente no Tocantins. “Temos um estudo que aponta que 18% da demanda está no curso técnico, então nós alinhamos todas as turmas para que os nossos egressos, efetivamente, tenham as oportunidades, assim que concluírem os cursos, de adentrarem no mercado de trabalho”, explica.

A novidade desse ano é que todas as turmas possuem uma Empresa Madrinha, que entre outros objetivos está o de proporcionar aos alunos oportunidades de vivenciar de forma prática situações semelhantes às que eles enfrentarão na vida profissional dentro da empresa parceira. “As empresas madrinhas aceitaram o nosso convite e nós estamos muito felizes com isso, porque é uma forma da gente trazer a formação técnica, a formação teórica e do laboratório com aplicação direta na planta industrial, no chão de fábrica da indústria. Com isso, vamos devolver para o mercado profissionais com melhores habilidades e melhores competências a desenvolver”, observa a diretora.

Silvana Carvalho, gerente de Gestão de Pessoas da Energisa, que proferiu palestra sobre o cenário nacional e a possibilidade de carreira para os futuros profissionais em eletrotécnica e automação, expõe os motivos que levaram a empresa apadrinhar uma das turmas do SENAI. “Por acreditar no trabalho, são profissionais que têm um grande valor para a empresa e nós precisamos deles no dia a dia do nosso negócio. E saber quem vem do SENAI isso nos fortalece mais ainda na credibilidade devido a qualidade das formações da instituição”, assegura.

Cada um dos 504 alunos matriculados em cursos do SENAI em 2019 tem uma história pra contar, como Juliana Correia, 21, que vai cursar Eletrotécnica. A jovem revela que está no terceiro período de Engenharia Elétrica e que tomou a iniciativa para obter conhecimento prático, e o curso vai ajudar muito.  Sobre a opção pelo SENAI, Juliana conta que escolheu a instituição por ser um bom lugar para estudar. “Eu já fiz um curso aqui, de Sistema Fotovotáico, e gostei muito da experiência. Como sou mulher é mais difícil trabalhar nessa área, por isso quero ter muito conhecimento para ter sucesso no mercado de trabalho”, afirma.

Jorge André, 25, vai fazer Manutenção Automotiva e diz que decidiu pelo curso porque desde criança tinha essa vontade.  “Sempre quis me profissionalizar na área, aí surgiu a oportunidade e me matriculei. E escolhi o SENAI pelo conceito, ele é famoso em termos de qualidade de ensino”, destaca, acrescentando que depois de concluir o curso espera arrumar um emprego melhor e talvez até abrir uma empresa.

Valdinan Pereira do Santos, 42, mestre de obra, explica que o que o levou a procurar o SENAI foram as oportunidades que surgiram nos últimos anos, e também pela sua profissão. “Sou encarregado de barragem há 13 anos e trabalhei na construção de geração de energia. E procurei o SENAI por se tratar de uma instituição que além de dar oportunidade às pessoas faz a diferença no mercado de trabalho na hora da contratação”, diz Santos.

Serviço: Assessoria de Imprensa SENAI (63) 3229-5775

Por Júnior Veras

 

 

 


 
 
 
104 Sul, Rua SE 03 Lote 34 A, Ed. Armando Monteiro Neto - Plano Diretor Sul, Palmas - TO CEP: 77.020-016 Tel.: +55 63 3229-5700