SENAI

Profissionalizando o Tocantins com Qualidade

Palmas, 21 de outubro de 2014 15:18

 

Notícia

Curso de Qualificação de Classificadores de Soja e Milho acontece no SENAI Gurupi

05/12/2013 - 11h14
 
 
Foto: Divulgação
Ampliar imagem classificadores de grão participam d...

Com o objetivo de atualizar os Classificadores, com registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), de acordo com os novos padrões oficiais, está sendo realizado no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI Gurupi, no período de 05 a 06 de dezembro, curso de Qualificação de Classificadores de Vegetais: Soja e Milho.

O instrutor do curso, Fernando Gabriel Barreto,  observa que esse é o primeiro curso oficial realizado na região  que qualifica profissionais da área que vêm atuando ha muito tempo. Fernando ressalta também que com a mudança da norma, os profissionais têm que se adequar aos novos padrões.

“As normas de padronização de classificação do milho e da soja sofreram atualizações em função clima e outras dificuldades que tínhamos com os padrões antigos. Para quem é profissional e tem a carteira oficial do Ministério, que assina o certificado de classificação oficial, são obrigados a fazer o curso ”, destaca Fernando.

O classificador é de extrema importância dentro do contexto da comercialização dos produtos, por isso, os nove classificadores do estado, quem vêm de Formoso, Gurupi, Alvorada, Porto Nacional, Palmas, participam do curso com o objetivo de se atualizarem com os novos padrões reformulados.

Mauro Medeiros de Moura, Fiscal Federal Agropecuário, atua como supervisor estadual do curso que acontece no SENAI, esclarece que a supervisão durante o curso acontece para garantir que seja oferecido nos moldes que foi apresentado pelo Ministério da Agricultura. “O curso oferece uma segurança a mais que o Ministério da Agricultura proporciona à sociedade, para garantir que o tipo inserido na embalagem é realmente o que o consumidor está adquirindo”. 

Moura também comenta sobre o Laboratório de Grãos do SENAI Gurupi: “Já conheço o laboratório, e sei que para funcionar precisa ser inspecionado e fiscalizado pelo Ministério da Agricultura e que já recebeu a renovação da licença de funcionamento. É um laboratório muito bom e bem equipado. O SENAI Gurupi possui uma boa localização, além de ter todo um aporte para oferecer uma boa prestação de serviço à população.”

Laboratório de Grãos do SENAI Gurupi

O SENAI Tocantins, em parceria com o Sindicato dos Beneficiários de Arroz do Estado do Tocantins – SINDIATO, contam com um Laboratório de Classificação de Grãos em Gurupi que tem beneficiado produtores e empresas agroindustriais de soja, arroz, feijão, milho e sorgo.

O laboratório possui equipamentos de última geração, mão de obra especializada e para agregar mais valor aos serviços oferecidos  e recebeu recentemente licença de funcionamento junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

A classificação dos grãos é uma exigência da legislação brasileira que regulamenta a atividade por meio de instruções normativas do MAPA, para que a industrialização e comercialização de produtos vegetais e seus derivados sejam realizados com qualidade e segurança alimentar dentro dos padrões oficiais.

Para emitir a certificação, é feita uma avaliação no laboratório que verifica se o produto está dentro dos padrões exigidos, em relação à qualidade física da semente produzida, e emite um laudo atestando sua condição. Por meio dos laboratórios de classificação de grãos são definidas as características de identidade, qualidade, apresentação, embalagem e medidas que vão determinar a tipagem do alimento.

Os interessados em agendar uma visita para conhecer as instalações do laboratório ou obter mais informações sobre o seu funcionamento podem entrar em contato através do telefone (63) 3315-3320

Ambrolina Mendes Oliveira
Unidade de Comunicação Institucional – UCI Gurupi
Sistema FIETO - Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO,SESI,SENAI e IEL)

 

 

 


 
 
 
104 Sul, Rua SE 03 Lote 29, Ed. Armando Monteiro Neto - Plano Diretor Sul, Palmas - TO CEP: 77.020-016 Tel.: +55 63 3228-8860